MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Departamento de História (DHIS)

CEFET-MG

Apresentação

Última modificação: Sábado, 17 de dezembro de 2022

O CEFET-MG é uma instituição pública e gratuita de ensino superior no âmbito da educação tecnológica, abrangendo a educação básica, em seu nível médio, e a educação superior e contemplando, tal como uma universidade tecnológica, o ensino, a pesquisa e a extensão. Tem atuação prioritária na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada e se caracteriza como instituição multicampi, com atuação no Estado de Minas Gerais. Atualmente existem três campi na cidade-sede, Belo Horizonte, e outros oito distribuídos em cidades de diferentes regiões do estado: Araxá, Contagem Curvelo, Divinópolis, Leopoldina, Nepomuceno, Timóteo e Varginha.

A instituição tem como finalidade e missão desenvolver o ensino técnico e tecnológico articulado à educação geral, para preparar o trabalhador para o exercício profissional, de modo a posicionar-se de forma crítica e consciente frente às mudanças do mundo do trabalho e da tecnologia. Nesse sentido, diversos cursos são oferecidos em diferentes níveis e modalidades de ensino.

No início do século XX os professores e professoras de História compunham a Coordenação de Área de Estudos Sociais. Como parte do movimento de departamentalização que visava organizar, fortalecer e ampliar a atuação do CEFET-MG, o Conselho Diretor aprovou, pela Resolução CD-056/10, de 4 de maio de 2010, a criação do Departamento de Ciências Humanas e Sociais – DCHS. Pouco tempo depois, para melhor definir as áreas de atuação, o Conselho Diretor, pela Resolução CD-147/11, de 5 de dezembro de 2011, transformou o DCHS em Departamento de Geografia e História – DGH.

Quase uma década depois, como fruto do desenvolvimento de projetos próprios em cada área do conhecimento, a Diretoria Geral expediu a Portaria DIR 517/2020, de 20 de julho de 2020, renomeando o DGH como Departamento de História – DHIS.

Busto de Juscelino Kubitscheck na entrada do prédio principal dO CEFET-MG, quando se chamava ETFMG (Fonte: CEFET-MG Memória)