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Departamento de História (DHIS)

CEFET-MG

Projetos de Ensino

Última modificação: Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Projeto de ensino “Quarto de despejo”: a literatura de Carolina Maria de Jesus como fonte para o ensino de História

Coordenador: Prof. Dr. Daniel Henrique Diniz Barbosa

Professores colaboradores: Ana Marília Carneiro, Andréa Sannazzaro Ribeiro, Cristiane de Paula Ribeiro, Denílson de Cássio Silva, James William Goodwin Jr, Raphael Freitas Santos, Valquíria Ferreira da Silva e colaboração dos colegas do DELTEC.

Resumo: Este projeto de ensino se propõe a utilizar a obra da escritora mineira Carolina Maria de Jesus como fonte para o ensino de História em sala de aula, notadamente para as terceiras séries do ensino profissionalizante médio técnico nos campi Nova Suíça e Nova Gameleira do CEFET-MG. Para sua realização foram selecionadas as obras “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, “Diário de Bitita” e “Casa de Alvenaria” que, com a devida seleção dos excertos e contextualização histórica, permitiram a produção de material de consulta aos alunos. No primeiro ano de execução foi produzido o material de consulta e elaborada uma atividade comum a todas as turmas. Neste segundo ano de execução estão sendo construídas aulas com temáticas específicas recortadas no material de consulta. Propõe- se, portanto, que os excertos permitam o cotejamento documental com questões abertas na história do Brasil no período republicano pela perspectiva inusual nos registros documentais, qual seja, de uma mulher, negra, pobre, mãe solo, migrante, catadora de papel e moradora em uma favela na maior cidade do país.

Período de Duração: fevereiro de 2023 – atual

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Projeto Baquaqua: protagonista da liberdade

Coordenador atual: Prof. Dr.  James William Goodwin Jr

Professores que já colaboraram com o projeto: Ana Marília Carneiro  (História/Campus Nova Suíça), Cristiane de Paula Ribeiro (História/ Campus Nova Suíça), Daniel Henrique Diniz Barbosa (História/Campus Nova Suíça), Denílson de Cássio Silva (História/Campus Nova Suíça), Denise Maria Ribeiro Tedeschi (História/Campus Nova Suíça), Gustavo Henrique Barbosa (História/Campus Curvelo), Isis Pimentel de Castro (História/Campus Nova Suíça), James William Goodwin Jr (História/Campus Nova Suíça), Júlia Ribeiro Junqueira (História/Campus Timóteo), Juliane Ferraz Oliveira (Língua Portuguesa e Redação/Campus Timóteo), Maria Eliza de Souza Campos (História/Campus Nova Suíça), Nayara Moreira Moraes (Língua Portuguesa e Redação/Campus Timóteo), Pablo Oliveira Andrade (História/Campus Nova Suíça), Romerito Valeriano (Geografia/Campus Timóteo) e Silvânia Aparecida de Freitas Souza (Filosofia/Campus Timóteo). Colaboração: Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC)

O projeto de ensino “Baquaqua – protagonista da liberdade” busca trabalhar no ensino médio técnico em caráter interdisciplinar (parceria com o DELTEC) e intercampi (Timóteo e Curvelo) com a única autobiografia de um escravizado que passou pelo Brasil – Mahommah Gardo Baquaqua. Produzida em Ontário com a ajuda do pastor abolicionista de origem irlandesa ― Samuel Downing Moore, a obra foi publicada em Detroit em 1854 com o título “An interesting narrative. Biography of Mahommah G. Baquaqua”. O livro narra a vida de Baquaqua na África Ocidental, seu processo de sequestro, escravização e liberdade, o resultado é uma incrível narrativa de seus translados pelo Atlântico – Benin, Brasil, Estados Unidos, Haiti, Canadá e Inglaterra. Além da força de sua narrativa, a vida de Baquaqua torna-se um excepcional como objeto de estudo por nos apresentar seus trânsitos pelo Atlântico não apenas como rotas de exploração e violência, mas como trilhas de liberdade.

Período de Duração: 2021 – atual.

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Atrás das janelas: gênero, violência e desigualdade sob o olhar da arte

ARTE-min

Coordenadora: Profa. Dra. Isis Pimentel de Castro

Professoras colaboradoras: Profa. Ms. Cristiane Almeida e Profa. Dra. Julia Junqueira (Campus Timóteo)

A necessidade das pessoas ficarem mais em casa por conta da política de isolamento social, causada pela pandemia do novo coronavírus, ocasionou o aumento de um problema antigo: a violência doméstica contra as mulheres. Segundo dados da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – Ligue 180, as denúncias de violação aos direitos e à integridade da mulher tiveram um aumento de 36% em abril deste ano, se comparado com o mesmo mês do ano anterior. Além desse problema estrutural, temos também o racismo, que não raramente anda junto com a violência contra a mulher.

Ações têm buscado preparar as mulheres para lutarem contra essa realidade no período de confinamento e uma delas é o estímulo ao empoderamento feminino. É nesse sentido que surgiu o projeto de ensino “Atrás das janelas: gênero, violência e desigualdade sob o olhar da arte”, coordenado pela professora de história de Belo Horizonte, Isis Castro, com a colaboração das professoras Cristiane Almeida (Campus Nova Suiça) e Julia Junqueira (Campus Timóteo). A proposta foi criar um ambiente de diálogo virtual utilizando a arte contemporânea. “A arte é parte importante desse processo, pois cria formas de expressão e manifestação contra a violência de gênero, construindo e ampliando um vocabulário que fala de resistência, empoderamento e igualdade”, ressalta a professora Isis.

O projeto apresentou uma série de textos para a discussão de gênero aliando a teoria à prática por meio dos trabalhos de artistas brasileiras que atuam nas artes visuais, como Rosana Paulino e Marcela Cantuária, entre outras.  O intuito foi apresentar o debate sobre a invisibilidade das mulheres nos cânones da história da arte e no meio artístico contemporâneo, e, mais especificamente, discutir a ausência de artistas negras e latino-americanas nesse cenário. “A arte, em suas diversas expressões, têm sido, muitas vezes, o nosso ancoradouro ou refúgio nessa experiência, com o poder de nos fazer elaborar a solidão, o luto e o medo. A arte também é uma ferramenta importante na luta contra o sexismo e o racismo, uma imensa gama de artistas visuais do nosso tempo fazem desse combate o combustível de seus trabalhos e suas vidas, inclusive”, conclui Isis.

O projeto teve a duração de cinco semanas e foi voltado para os alunos dos cursos técnicos integrados e da graduação em Letras do CEFET-MG.

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Período de Duração: de junho a julho de 2020.


Conjunturas históricas, projeções futuras

PANDEMIA 3-min

Coordenador: Prof. Dr. Raphael Freitas Santos

Professoras colaboradoras: Profa. Dra. Cristiane Almeida, Profa. Dra. Isis Castro e Profa. Ms. Nívea Guimarães (Campus Nepomuceno)

A antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz fez uma interessante provocação em um vídeo disponível no seu canal no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=dXHnwrT9asg): da mesma forma que o século XX, com as características históricas que o definiram, iniciou em 1914, com a Primeira Guerra Mundial, o século XXI começaria de fato em 2020 com a pandemia da Covid-19? 

Nossa proposta foi fazer leituras e reflexões sobre a história do século XX e sobre como as Ciências Humanas podem contribuir para a compreensão de conjunturas-chave, como a atual Pandemia. As atividades serão realizadas por meio da mídia social WhatsApp, já que as operadoras de telefonia celular não costumam cobrar da franquia de internet para o consumo realizado dentro dessa plataforma. 

Ao final do Workshop os estudantes produziram textos e vídeos que refletiram sobre a atual pandemia do novo Coronavírus, recuperando contextos mais antigos semelhantes ao que vivemos atualmente. Nesse material, os discentes fizeram uma avaliação do momento presente sob uma perspectiva mais ampla, tendo em vista os possíveis impactos econômicos e sociais causados pela pandemia do COVID-19. O objetivo final foi buscar uma melhor compreensão da atual conjuntura a partir das contribuições das Ciências Humanas e Sociais.

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Período de Duração: de junho a julho de 2020.


Driblando o adversário: desigualdades sociais e resistência na História do Futebol

FUTEBOL-min

Coordenador: Prof. Carlos Augusto Magalhães Júnior (Campus Timóteo)

Professores colaboradores: Profa.  Julia Junqueira (Campus Timóteo), Prof. Leandro Braga de Andrade (Campus Nova Suissa)

Interdisciplinar e multicampi, o projeto teve como foco alguns momentos da História do Futebol, em especial aqueles que  levantam problematizações acerca das questões de classe, raciais, de gênero e da própria identidade nacional, não descartando também as tensões do presente. O projeto criou equipes que se organizaram para pesquisar temas fundamentais, desde o período da criação do futebol moderno, passando por sua difusão no mundo, principalmente no Brasil, além das transformações esportivas, políticas e culturais de todo o século XX. As aulas interativas ocorreram pela plataforma youtube.

O futebol moderno nasceu nos muros das universidades de elite da Inglaterra, mas logo se popularizou, principalmente entre operários. O processo de profissionalização do esporte evidenciou um conflito de classe, entre os que desejavam mantê-lo como símbolo do cavalheirismo nobre e os talentos que surgiam entre as massas. Essa questão social permeou a difusão do esporte também no Brasil, na virada do século XIX para o XX, onde clubes tradicionais evitavam a presença de trabalhadores manuais e negros. No entanto, a massificação do esporte, no contexto da modernidade urbana, o transformou em um grande caldeirão cultural, protagonizado por célebres jogadores advindos das classes populares, muitos deles negros. É a partir daí que o futebol assume um lugar simbólico de integração, reforçando os mitos de uma democracia racial e social e sendo usado como ícone nacional e da nacionalidade brasileira, principalmente na segunda metade do século XX. Seja durante a ditadura militar ou na modernização contemporânea do esporte, temas sociais e políticos continuam presentes, como imigração, gênero e sexualidade. 

Assim, o projeto revelou o quanto esse esporte, inclusive em sua evolução técnica e tática e comercial, revelam das transformações, conflitos e processos políticos que o mundo e o Brasil passaram neste período

Período de Duração: de junho a julho de 2020.


Diálogos sobre a Covid 19: uma abordagem transdisciplinar

PANDEMIA2-min

Coordenação do curso: Leonardo Gabriel Diniz (Física – Campus Nova Suiça)

Professores colaboradores: Carlos Henrique Callegario Zacchi (Química), Christiano Otávio de Rezende Sena (Matemática), Fabiana da Conceição P. Tiago (Biologia), Leandro Braga de Andrade (História), Leonardo Gabriel Diniz (Física), Luiz Antônio Ribeiro (Literatura), Romerito Valeriano da Silva (Geografia) e Sidney Maia Araújo (Física).

A pandemia da COVID-19 é o tema científico mais importante da atualidade. Além da complexidade natural do problema, o enfrentamento à pandemia é dificultado pela negação da ciência e pela desinformação causada pela propagação de “fake news” na internet e nas redes sociais. Abordar este tema de modo científico, em linguagem acessível a não especialistas, é uma tarefa que fica ainda mais desafiadora pela natureza transdisciplinar do problema. Neste contexto, nasceu a proposta de um mini-curso transdisciplinar sobre o tema COVID-19. As aulas serão ministradas por professores das seguintes disciplinas: Biologia, Física, Geografia, Matemática, História, Literatura e Química. As aulas foram transmitidas ao vivo no youtube, em um canal criado especificamente para este fim. Os alunos interagiram com perguntas e comentários no chat ao vivo. Cada aula será acompanhada de uma atividade avaliativa, que será enviada aos alunos em formulário eletrônico. A carga horária total do curso será de 20h, sendo 11h de aulas ao vivo e 9h de atividades extra-aula

Período de Duração: de junho a julho de 2020.