Professora do Departamento de História publica capítulo em livro
Terça-feira, 13 de dezembro de 2022
Última modificação: Quarta-feira, 22 de março de 2023

Como resultado preliminar de sua pesquisa de doutorado, a professora Cristiane de Castro e Almeida, publicou, em co-autoria com Daisy Moreira Cunha, o texto “A Reforma Capanema do Ensino Industrial e as disputas em torno de projetos para o Brasil”, no e-book Sujeitos, normas e aspectos históricos na Educação Profissional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, editado pela Editora PUC-Minas.
O texto faz um balanço da bibliografia sobre a Reforma Capanema do Ensino Industrial e mostra como as disputas que se dão naquele momento, sobre que modelo (ou modelos) de formação profissional oferecer aos trabalhadores, permanecem mal esclarecidas.
No processo de modernização capitalista industrial no Brasil, colocou-se a necessidade da formação profissional sistemática dos trabalhadores. Marcado por uma crise de hegemonia, o período de 1930 a 1945, abrigou disputas acerca do modelo a ser adotado para essa formação, que refletiam os projetos de configuração econômica, política e social das diferentes frações de classe. As diversas concepções de formação profissional correspondem a concepções sobre o papel dos trabalhadores no sistema político e concepções de cidadania. O processo de constituição do que ficou conhecido como Reforma Capanema do Ensino Industrial se dá no bojo de disputas entre setores empresariais e a burocracia de Estado. Compreender essas disputas, os atores sociais envolvidos e os projetos para o país a que se vinculam as diferentes propostas de formação profissional industrial é fundamental para esclarecer a montagem de um sistema que, em sua estrutura básica. perdura até os dias de hoje.
Sobre o livro:
“Sujeitos, normas e aspectos históricos na Educação Profissional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”
Sinopse: A coletânea de capítulos do livro, decorre de pesquisas que contemplaram aspectos históricos e normativos, referentes à capacitação profissional de nível técnico, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de Minas Gerais. Ressalta-se que foi dado destaque ao trabalho docente por um lado e, por outro, às vivências e aprendizagens dos alunos, no âmbito das instituições investigadas. Os capítulos objetivam contemplar, sobretudo, os aspectos históricos, problematizando o enquadramento normativo que originou a ocorrência de núcleos, com um nível de tensionamento contínuo, desde a instalação das primeiras instituições da mencionada Rede. Seu foco contempla as normas e disposições, emanadas das políticas públicas, além das ações e práticas dos sujeitos, consubstanciados, notadamente, nos professores e alunos. E, nesta perspectiva, se destacam as ações realizadas pelos principais sujeitos no interior dos estabelecimentos escolares, pelas corporações.
O e-book está disponível gratuitamente na Amazon aqui.