MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Departamento de História (DHIS)

CEFET-MG

Inteligência Artificial em debate: estudantes da EPT discutem os futuros do trabalho em evento promovido pelo DHIS

Quinta-feira, 5 de junho de 2025
Última modificação: Quinta-feira, 5 de junho de 2025

No último dia 31 de maio de 2025, o Departamento de História (DHIS) do CEFET-MG realizou o evento Inteligência Artificial em Debate: Desafios e Caminhos para o Trabalho do Futuro, voltado para estudantes do 3º ano da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) dos campi Nova Suíça e Nova Gameleira, além de estudantes inscritos de escolas estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A atividade, que integrou o calendário do sábado letivo, teve como objetivo ampliar o debate sobre os impactos da Inteligência Artificial nas dinâmicas do mundo do trabalho e nas políticas públicas. O evento foi parte do projeto de extensão Simulando Políticas para o Futuro: Inteligência Artificial e Mundo do Trabalho, coordenado pela professora Isis Castro, em parceria com os estudantes do Curso de Relações Internacionais da Puc-Minas – Mikael Carvalho, Dandara Andrioli, Mariana Lacerda, Carolina Autran, João Vitor Porto, Isadora de Almeida, e, com a colaboração dos professores Raphael Freitas, Daniel Diniz, Maria Eliza Campos e Ricardo Gontijo.

A programação teve início às 8h, no Auditório Central do Campus Nova Suíça, com a mesa-redonda Futuros em disputa: políticas públicas, trabalho e inteligência artificial, mediada pela professora Isis Castro. A mesa contou com a participação do Coordenador de Design e Comunicação Audiovisual – Júlio Sardinha (CEFET-MG), que discutiu as dimensões da linguagem na IA através da análise do discurso; do professor André Luan Macedo (UFMG), que abordou os desafios e perspectivas da IA no contexto do mundo do trabalho; e do professor Fabiano Gomes da Silva (IFMG – Ouro Preto), que apresentou um estudo sobre a internet entre 1960 e 2008 como forma de pensar a relação entre Estado, mercado e tecnologia; e do professor.

No período de 10h às 12h, os estudantes participaram de oficinas temáticas.A primeira intitulada Do Treino ao Senado: Workshop SimPOF 2025, foi conduzida por estudantes do curso de Relações Internacionais da PUC-MG, organizadores do projeto Simulando Políticas para o Futuro. A atividade preparou os alunos para uma simulação parlamentar sobre inteligência artificial e relações de trabalho, que será realizada no mês de junho.

Já a segunda oficina, LinkedIn é o novo jogo, ministrada pelas professoras Silvia Almeida e Cristiana Andreoli (IFMG – Ouro Preto), convidou os estudantes a explorar o uso do LinkedIn como ferramenta estratégica de inserção profissional, integrando criatividade, inteligência artificial e planejamento de carreira.

O evento foi marcado pela diversidade de abordagens e pelo protagonismo estudantil, evidenciando o potencial da escola pública para promover discussões atuais, críticas e conectadas às transformações tecnológicas e sociais do século XXI.

Mesa-redonda “Futuros em disputa: políticas públicas, trabalho e inteligência artificial”

Galeria de imagens do sábado letivo