Docentes de História do IFPE visitam o CEFET-MG
Quinta-feira, 24 de julho de 2025
Última modificação: Quinta-feira, 24 de julho de 2025

Pesquisadores do Instituto Federal do Pernambuco (IFPE), Campus Recife, visitaram na última segunda-feira (14/07), o Arquivo e Memória Institucional do CEFET-MG. A delegação era composta pelos professores Dimas Brasileiro Veras, Lêda Cristina Correia da Silva, Júlio César Pessoa de Barros e Solange Lopes de Alencar e pela jornalista Patrícia Yara Rocha, integrantes do Centro de História, Memória e Documentação do IFPE (https://portal.ifpe.edu.br/recife/pesquisa/chmd/centro-de-historia-memoria-e-documentacao/). Os visitantes chegaram pela manhã ao Campus Nova Suíça, onde se realizou uma visita guiada pelo espaço físico do CEFET que contou com recepção dos professores Daniel Diniz (coordenador do ARQMI), Leandro Braga (diretor de Desenvolvimento Estudantil do CEFET-MG) e Cláudia França (diretora do Campus Nova Suíça).

No Arquivo, conheceram a estrutura e todo o trabalho de organização documental, além de serem apresentados ao projeto “Memória CEFET-MG: espaços trajetórias e práticas”, exposição virtual que desde 2021 aborda a história institucional (https://www.memoria.cefetmg.br/). Prof. Raphael Freitas Santos, chefe do departamento de História, explicou a concepção original e o processo de construção da exposição, destacando os desafios de sua organização e manutenção. A comitiva demonstrou interesse no projeto e na história institucional destacada a partir dessas fotografias, compartilhando suas próprias experiências em sua instituição que, assim como em Belo Horizonte, também foi uma Escola de Aprendizes Artífices antes de se tornar CEFET. Esse passado em comum ficou evidente enquanto o site era apresentado a eles.

Após a visita ao ARQMI a comitiva foi recebida pela diretora-geral do CEFET-MG, Profa. Carla Simone Chamon, pelo vice-diretor geral, Prof. Conrado de Souza Rodrigues e pela chefe de gabinete Profa. Danielle Marra de Freitas Silva Azevedo, quando lhe foram dadas as boas-vindas institucionais. A visita foi concluída com café no Departamento de História do Campus Nova Suíça.
O encontro representou momento importante para troca institucional pelo reconhecimento do trabalho nas duas instituições, pelo delineamento de projetos futuros e pela certeza de que a preservação da memória institucional é tarefa de toda a comunidade acadêmica.
Escrito por Arquivo e Memória Institucional