Biografias, Ensino de História e Projetos de Pesquisa: o Balanço da Participação do DHIS na 21ª Semana de Ciência e Tecnologia
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025
Última modificação: Segunda-feira, 17 de novembro de 2025

O Departamento de História (DHIS) do CEFET-MG marcou sua participação na 21ª Semana de Ciência & Tecnologia com um conjunto de eventos e apresentações, que envolveram professores, estudantes e pesquisadores em discussões importantes e na exposição de projetos de pesquisa, com destaque para a História e Cultura Afro-Brasileira. A contribuição do DHIS destacou-se pela ênfase na renovação do Ensino de História, focada na importância da biografia e na utilização de fontes históricas primárias para a formação crítica dos estudantes, refletindo o contínuo investimento do Departamento na articulação entre pesquisa, ensino e extensão.

O Laboratório de Pesquisa e Práticas em História (LAPPHIS), vinculado ao DHIS, em uma colaboração com o Programa de Pós-graduação Lato Sensu História e Práticas Docentes, promoveu nos dias 28 e 30 de outubro o IV Seminário do Laboratório de Pesquisa e Práticas em História. Com o tema “Biografias e Ensino de História: caminhos de pesquisa e práticas didáticas”, o evento se estabeleceu como um espaço crucial para fomentar o diálogo entre a pesquisa acadêmica e as inovações em práticas didáticas, explorando o potencial das biografias como ferramentas dinâmicas e eficazes para o ensino. A abertura, no dia 28 de outubro, às 19h, contou com a palestra Biografias, usos do passado e demandas identitárias, apresentada pela Prof.ª Dr.ª Maria da Glória Oliveira (UFRRJ). Dando seguimento, no dia 30, ocorreu o encontro presencial com a mesa “De Baquaqua a Carolina: um balanço das práticas didáticas com biografias do Departamento de História do CEFET-MG”, seguido pelo encerramento com a palestra Sacerdotisas voduns na Marquês de Sapucaí: a pesquisa histórica e a história pública, ministrada pelo Prof. Moacir Maia (UFV). O DHIS tem demonstrado um investimento neste tema desde 2021, notadamente com a criação do Projeto de Ensino Baquaqua: protagonista da liberdade, sublinhando a importância estratégica da pesquisa sobre o uso de biografias na formação de professores e alunos e seu papel na promoção de uma História mais inclusiva e potente. As palestras estão disponíveis no Canal do LAPPHIS no Youtube.

A vitalidade da pesquisa histórica no CEFET-MG também foi evidenciada na manhã do dia 21 de outubro, com a apresentação dos trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos a partir dos projetos orientados pelos docentes do DHIS. Os estudantes bolsistas apresentaram pesquisas de fôlego que buscam resgatar vozes silenciadas e renovar as práticas pedagógicas. Entre os destaques, o projeto Heranças Insurgentes: Testamentos de Mulheres Negras Libertas como Ferramentas para o Ensino de História propõe transformar testamentos do século XVIII em fontes didáticas, dando sequência a iniciativas como os projetos de ensino Baquaqua e Quarto de despejo. Outros projetos, como o de Fontes Históricas, Manuscritas, Impressas e as Apropriações para o Ensino de História em Sala de Aula e A Tutela Feminina dos Filhos Órfãos no Século XVIII, focaram na produção de módulos didáticos sobre a História das Mulheres. O panorama de pesquisa incluiu ainda o projeto Gol de Letra! O Futebol na Imprensa Belorizontina, 1925-1929, que analisou como a imprensa integrou o esporte ao esforço de construir uma Belo Horizonte cosmopolita no início do século XX, reforçando o uso da pesquisa para o letramento histórico.
As diversas atividades realizadas pelo Departamento de História, desde o IV Seminário do LAPPHIS até as apresentações de trabalho de Iniciação Científica, sublinham o compromisso contínuo do DHIS em fomentar a pesquisa e a renovação pedagógica dentro do CEFET-MG. Estes projetos, que articulam fontes históricas originais com a criação de sequências didáticas e o estudo de temáticas de relevância social, não apenas contribuem para o debate acadêmico, mas também preparam os estudantes do Ensino Médio para o rigor da investigação, dando como retorno para a instituição práticas didáticas aplicáveis e atualizadas para suas turmas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). A participação ativa dos estudantes é um pilar dessa iniciativa, estimulando um letramento histórico crítico. Dessa forma, o Departamento de História consolida seu papel na formação de pesquisadores e cidadãos aptos a interpretarem criticamente as complexidades do passado e do presente.



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