Professora Dra. Rosália Mota lança o livro ” Escola e Redes Sociais: conexões, conflitos e sociabilidades”
Segunda-feira, 13 de julho de 2020
Última modificação: Segunda-feira, 13 de julho de 2020
A professora de História Rosália Monteiro Mota, do Departamento de Geografia e História, está lançando o livro Escola e Redes Sociais: conexões, conflitos e sociabilidades. Este trabalho é resultado da pesquisa de doutorado da autora, cujos estudos foram viabilizados por meio da parceria entre o CEFET-MG e a PUC-SP (DINTER).
Segundo a autora: “Este livro é resultado de inquietantes indagações acerca do trabalho docente e os desafios crescentes em torno desse ofício de ser professor, num campo de atuação por vezes extremamente precarizado e desvalorizado, mas que também carrega o sentido da esperança, da transformação e do afeto no cotidiano escolar. Desse modo, a pesquisa realizada buscou analisar e compreender os significados que alunos e professores dão aos seus relacionamentos no espaço escolar e nas redes sociais, pois esses sujeitos inseridos no mundo de mudanças velozes e radicais trazidas pelas tecnologias da informação e comunicação são desafiados constantemente a atualizar seus conhecimentos, valores e relações sociais”.
A Profa. Dra. Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino (Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG e Professora Adjunta da Universidade Federal Do Rio de Janeiro -UFRJ) fez o seguinte comentário sobre o trabalho realizado pela professora Rosália: “Nos seus estudos, a doutora Rosália adotou critérios que exigem o rigor metodológico para apresentar e analisar a instituição de ensino pesquisada e permitir conhecer uma realidade diferente, em que o trabalho docente foi construído nas bases de confiança, respeito e valorização. A pesquisadora nos presenteia com o seu livro, ao analisar a atuação de professores no seu ambiente de trabalho e trazer esperança, demonstrando que a educação pode e deve ser valorizada no Brasil. O livro descortina ações simples e coletivas de trabalho docente na sua territorialidade que, hoje, ultrapassa os muros da escola”.
O lançamento presencial não tem data definida por causa da pandemia. A editora está avaliando a possibilidade de lançamento por meio virtual (live).