Professor de história do CEFET-MG lança livros! Baixe-os em PDF gratuitamente
Quarta-feira, 30 de março de 2022
Última modificação: Quarta-feira, 22 de março de 2023
O Prof. Dr. Everton Fernando Pimenta (CEFETMG/Nepomuceno) fez parte das organizações de dois novos livros. Veja:
Ação Integralista Brasileira em Minas Gerais: estudos e historiografia

O download gratuito da obra pode ser feito no link da editora da UFJF: https://www2.ufjf.br/…/A%C3%87%C3%83O-INTEGRALISTA-2.pd
Organizadores: Dr. Everton Fernando Pimenta (CEFETMG/Nepomuceno) e Dr. Leandro Pereira Gonçalves (UFJF).
Na obra são reunidos quatorze estudos sobre a presença da Ação Integralista Brasileira em Minas Gerais tanto em áreas urbanas quanto em rurais, fato que aponta para a capilaridade do “fascismo brasileiro” no estado que, no contexto de existência do integralismo, era o mais populoso do Brasil.
Ao reunir artigos de diferentes épocas, o livro traz um panorama dos estudos e da historiografia sobre o integralismo no estado, contribuindo para a consolidação das pesquisas históricas sobre os movimentos de direita, algo imprescindível para entendermos o Brasil de hoje.
Como afirma o professor Rodrigo Motta (UFMG) no prefácio da obra, “tanto a história das direitas em geral, como a pesquisa de algumas de suas expressões singulares mais importantes, como é o caso do integralismo, tornaram-se ainda mais importantes diante dos desafios vividos pelo Brasil nos últimos anos”.
O Protestantismo em Minas Gerais: educação, espaço e política

O download gratuito da obra pode ser frito no link da Editora FI: https://www.editorafi.org/444minas
Este livro surgiu de reflexões coletivas que agregaram pesquisas sobre o protestantismo de diferentes marcos temporais, geográficos e facetas ideológicas que conformam o cenário religioso em Minas Gerais.
A princípio pode até parecer paradoxal a proposta de uma análise sobre o protestantismo, circunscrita ao estado brasileiro com maior percentual de católicos. Não obstante, é fundamental entender que as religiões se fazem em contextos de relações de disputas, que o percentual de católicos tem diminuído no estado e que essa diminuição é bastante desigual entre as regiões.
Levando-se em conta esse cenário de expansão do protestantismo, é digno de nota que, se, em 2017, foi rememorado o quingentésimo aniversário da Reforma Protestante, com a ocorrência de inúmeros eventos e publicações do que poderíamos denominar como Protestantismo Histórico, seja no Brasil ou em outros países, é preciso não perder de vista que o fenômeno do pentecostalismo e neopentecostalismo é, indubitavelmente, a seara na qual se dá a maior incidência dessa expansão.
Assim, consideramos ser necessário uma reflexão sobre o avanço, seja do Protestantismo Histórico ou das Igrejas Protestantes de cunho pentecostal e neopentecostal num estado que, historicamente, é marcado pela forte presença do catolicismo.
Organizada em duas grandes sessões, totalizando oito capítulos, a obra objetiva apresentar pesquisas que, à luz de diferentes perspectivas teórico-metodológicas, consigam dar conta de algumas das temáticas pertencentes a esses dois pilares, trazendo contribuições esclarecedoras acerca desse complexo fenômeno.