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Departamento de História (DHIS)

CEFET-MG

Projeto Baquaqua: protagonista da liberdade

Terça-feira, 8 de novembro de 2022
Última modificação: Quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

A Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003 estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas de nível fundamental e médio do país. Dezenove anos mais tarde, ainda é possível observar a dificuldade no tratamento desses conteúdos e, paralelamente, quando abordados corre-se o risco de serem apresentados de modo separado da história nacional. Nesse sentido, a importância no investimento de um leque diversificado de fontes no tratamento do tema nas salas de aula se faz urgente, em especial de uma documentação que sublinhe as vivências das pessoas escravizadas ao invés de diluí-las em números e gráficos, reforçando uma danosa perspectiva que atrela esses indivíduos a uma dimensão de mercadoria. Desta forma, a fonte biográfica é uma grande aliada no Ensino de História.

Criado em 2020 e iniciado em 2021, o projeto de ensino “Baquaqua – protagonista da liberdade”  busca trabalhar no ensino médio técnico em caráter interdisciplinar (parceria com o DELTEC em Belo Horizonte e com as áreas Geografia e Português em Timóteo) e intercampi (Timóteo e Curvelo) com a única autobiografia de um escravizado que passou pelo Brasil – Mahommah Gardo Baquaqua. Produzida em Ontário com a ajuda do pastor abolicionista de origem irlandesa ― Samuel Downing Moore, a obra foi publicada em Detroit em 1854 com o título “An interesting narrative. Biography of Mahommah G. Baquaqua”. O livro narra a vida de Baquaqua na África Ocidental, seu processo de sequestro, escravização e liberdade. O resultado é uma incrível narrativa de seus translados pelo Atlântico – Benin, Brasil, Estados Unidos, Haiti, Canadá e Inglaterra. Além da força de sua narrativa, a vida de Baquaqua torna-se um excepcional como objeto de estudo por nos apresentar seus trânsitos pelo Atlântico não apenas como rotas de exploração e violência, mas como trilhas de liberdade.

O projeto é coordenado pelo professor James William Goodwin Jr. e está em desenvolvimento nos campi Nova Suíça e Nova Gameleira. Atualmente, são integrantes do projeto os professores Ana Marília Carneiro, Isis Pimentel de Castro, James William Goodwin Jr e Maria Eliza de Souza Campos.  

Para mais informações sobre o PROJETO BAQUAQUA, recomendamos a leitura do artigo abaixo:



CASTRO, I. P. & JUNQUEIRA, J. R. Baquaqua, protagonista da liberdade: os usos de autobiografia no Ensino de História. Revista Crítica Histórica, 14(28), 236–269, 2023. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/criticahistorica/article/view/16423/11228