MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Departamento de História (DHIS)

CEFET-MG

A pauta antirracista marca a presença do DHIS na Semana C&T e projeto ganha 1º lugar

Sexta-feira, 20 de outubro de 2023
Última modificação: Domingo, 22 de outubro de 2023
O estudante Arthur Ferreira que o 1º lugar com seu projeto o cenário do rap em BH

Entre os dias 16 e 20 de dezembro, foi realizada a 19ª Semana de Ciência & Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), cujo tema desta edição foi “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. 

No miniauditório do campus Nova Suíça, diversos projetos de pesquisa orientados pelos professores do Departamento de História (DHIS) foram apresentados na manhã do dia 19 de outubro. Três dos cinco projetos de pesquisa apresentados pelo departamento tomaram a questão do ensino da História e da cultura afro-brasileiras como tema e todos sublinharam a produção de materiais ou ferramentas para serem utilizadas por professores em sala de aula como resultado de seus trabalhos. Os outros dois projetos focaram em analisar os novos hábitos de consumo digital de conteúdo histórico dos estudantes do CEFET-MG e mapear os usos contemporâneos de imagens nos livros didáticos de Ciências Humanas. 

A estudante Mayra Pereira explicando sobre os desafios da transcrição de documentos do século XVIII

Os projetos do DHIS apresentados foram: “De imagens canônicas a representações dissonantes: as fontes visuais nos livros didáticos de História”, coordenado pela Profª Isis Castro, apresentado pelos estudantes Gustavo Luís de Oliveira e Fábio Paiva Ribeiro; “Os testamentos como fontes (auto) biográficas dos escravizados em Minas Gerais no séculos XVIII e XIX: usos para o ensino e práticas em História”, orientado pela professora Maria Eliza Souza com coorientação dos docentes Isis Castro e Gustavo Henrique Barbosa, o projeto foi apresentado pela graduanda Mayra Pereira; “O uso de fontes manuscritas e literárias para o ensino e o letramento histórico e científico: escravidão, formas de lutas e resistência dos escravizados no Brasil”, coordenado pelos professores Maria Eliza Souza e James William Goodwin Jr, exposto pela aluna Fernanda Monteiro; “Os usos e apropriações do passado e as novas tecnologias da informação: um panorama da cultura histórica da comunidade discente do CEFET-MG”, orientado pela professora Isis Castro e apresentado pela graduanda de Letras Agdamara Ramos Pereira; e, por fim, “O quinto elemento: trajetória de artistas e identidade na cena do rap de Belo Horizonte”, sob coordenação do docente Leandro Andrade, exposto pelo aluno Arthur Ferreira, que ganhou o 1º lugar geral dos projetos de iniciação cientifica da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas desta edição da Semana de Ciência e Tecnologia.


Professores e estudantes na sessão de apresentação de trabalhos da Semana C&T

Além disso, na manhã de quarta, o Departamento de História realizou um evento interno do Laboratório de Pesquisa e Práticas em História (LAPPHIS). E, na tarde do mesmo dia, o LAPPHIS trouxe para a comunidade um convite a pensar o espaço urbano de Belo Horizonte como lugar de disputa e resistência através da palestra “Patrimônio Histórico e Cultural Afrodescente e Quilombos Urbanos”, proferida pelo Prof. Marco Antônio Silva – coordenador da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público (DPCA) da Fundação Municipal de Cultura (FMC).   

Baixe nosso Caderno de Resumos e conheça todos os projetos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos pelo Departamento de História no ano de 2023.